6 Dicas preciosas para mechas perfeitas

1. No caso de fios virgens, as mechas podem ser feitas com coloração e clareadas em até três tons. Já nos coloridos escuros há necessidade de passar por uma descoloração – sem se esquecer, é claro, de antes realizar o teste para conferir se a fibra resiste à química.
mechas1
2. Apesar de serem serviços praticamente personalizados, é importante prestar atenção em alguns detalhes antes de realizá-los. “Cada cliente pede uma combinação adequada às suas características pessoais e condições do cabelo, bem como textura, corte e forma como ele costuma ser estilizado”, avisa a hairstylist Jô Nascimento, do Estúdio Jô Nascimento, em Limeira (SP). E mais: a pele conta muito ao escolher a nuance da mecha, que deve ser de dois a três tons abaixo da cor da pessoa. Loiros que puxam para o amarelo ficam ótimos com mechas bege, já os castanhos e avermelhados são perfeitos com acobreados.

 

mechas3 

3. Após descolorir o cabelo é essencial matizá-lo. “O tonalizante neutraliza o amarelado da parte clareada e dá uma nuance mais natural e menos marcada. Também devolve a estrutura normal do fio, que é desestabilizada durante o procedimento químico”, explica a hairstylist Jô Nascimento, do Estúdio Jô Nascimento, em Limeira (SP). A expert costuma marmorizar com tons 8.13, 9.1 ou 8.1 e deixar agir por 20 minutos.

4. Quando os fios descoloridos estão sem brilho ou amarelados demais, o cabeleireiro Sylvio Rezende, do Salão Tony by Sylvio Rezende (SP), utiliza uma mistura de oxidante (100 ml de 30 vol), pó descolorante (100 g) e xampu antirresíduos (100 ml). “Basta misturar tudo e aplicar nos fios, massageando até dar o desbotamento desejado. Enxaguar bem e aplicar o tonalizante na cor escolhida”, afirma ele.

mechas2

5. É essencial fazer um bom serviço de retoque para manter as mechas impecáveis. Portanto, o profissional deve ser muito cuidadoso e trabalhar apenas a parte crescida da raiz. Esse cuidado evita sobrecarregar os fios com nova química, o que eliminaria elementos essenciais como proteínas e água e resultaria em ressecamento e até quebra.

6. Mas se na hora do retoque a cliente quiser o cabelo ainda mais claro, a solução é fazer outras mechas e em tons mais claros. Para isso, basta pegar novos fios e trabalhá-los da raiz às pontas. Nos que já foram descoloridos, é só dar sequência às faixas, aplicando a química apenas na parte crescida. Caso a pessoa queira abafar um pouco as luzes, o colorista deve eleger uma cor dois tons mais escura e aplicá-la de ponta a ponta, fazendo uma faixa escura a cada três ou quatro trabalhadas no retoque.

Comments are closed.